top of page

Lançando
STARTUPS

EQUIPE

Oferecemos suporte consultivo e conexões com talentos

RECEITA

Nossa equipe tem experiência comprovada na condução de pesquisas estratégicas/comerciais, e isso garantirá que sua start-up tenha receita suficiente para sustentar suas operações no Ano 1   e além.

CAPITAL PRÓPRIO

Levar o seu negócio do start-up ao scale-up é difícil, mas podemos ajudá-lo a chegar lá graças à nossa ampla gama de serviços de consultoria e assessoria.

LUCRO

Ajudamos você a gerar lucro avaliando a viabilidade econômica de um plano de proposta e construindo um modelo de negócios que funcione.

RECURSOS HUMANOS

Atrair e reter trabalhadores altamente qualificados.

INVESTIMENTO

Oferecemos serviços de consultoria de captação de recursos para start-ups em estágio inicial de crescimento. Entre em contato conosco para apresentações de pitch de nível de investidor, modelos financeiros, avaliação de startups e muito mais.

MODELO DE NEGÓCIOS

Nós nos aprofundamos para descobrir insights críticos sobre os negócios e o ambiente.

CULTURA

Ajudamos você a criar uma cultura corporativa forte e positiva para garantir a longevidade do seu negócio.

FINANÇAS

Nossos especialistas financeiros sabem exatamente o que bancos, capitalistas de risco, investidores anjo, credores e programas governamentais procuram nas finanças e ajustam-nos deliberadamente com base em sua situação única.

DESPESAS

Nossa equipe de especialistas sabe como seu modelo financeiro precisa ser construído para garantir o financiamento inicialmente, bem como contabilizar as despesas necessárias ao longo do ciclo de vida do negócio

Como construir uma equipe de Startup All-Star
Start-up team

Contratar a equipe inicial certa é apenas metade da batalha. Igualmente importante é desenvolver a dinâmica da equipe. Os fundadores de startups devem se concentrar na qualidade em detrimento da quantidade. Um dos principais objetivos que eles precisam alcançar é se conectar com pessoas que compartilham sua motivação e paixão.

 

Compilamos algumas dicas de sabedoria e práticas recomendadas sobre como selecionar os membros de equipe mais qualificados para sua startup.

Seleção de um cofundador

Você deve ir sozinho ou procurar um cofundador? Todos os empreendedores eventualmente se deparam com essa questão.

Encontrar a pessoa mais qualificada pode desempenhar um papel crucial no sucesso de sua startup.

Ao selecionar um cofundador, lembre-se de que ele deve agregar habilidades complementares e ajudar a mantê-lo focado e motivado. Além disso, como poucas empresas de sucesso foram fundadas por uma única pessoa, os investidores geralmente tendem a financiar uma equipe de cofundadores em vez de um empreendedor individual.

 

A equipe cofundadora passará muito tempo junta, por isso é importante ter a química certa. Pense em sua parceria como um casamento no mundo dos negócios.

 

Então, como você faz isso?

  • Primeiro, identifique a lacuna em seu negócio. Seja em um processo específico ou em toda uma área de negócios, associe-se a alguém que traga esse conhecimento para a start-up. Complementar um ao outro é a chave para o sucesso. Um bom exemplo de fundadores complementares são os fundadores da Intel, Gordon Moore e Bob Noyce. Moore estudou Química, enquanto Noyce tinha formação em Física.

  • Para encontrar um cofundador, comece com alguém que você já conhece. Sua rede pessoal é um ótimo lugar para procurar cofundadores em potencial. Às vezes, é uma boa ideia fazer parceria com alguém com quem você já trabalhou antes, pois você estará familiarizado com sua ética de trabalho, facilitando a construção de confiança e respeito mútuos.

  • Em seguida, compartilhe suas ideias com essa pessoa. Seu cofundador deve compartilhar sua paixão e compromisso em criar uma start-up disruptiva. Construir uma empresa de sucesso leva anos de comprometimento, portanto, ter um cofundador comprometido é essencial. Os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, compartilhavam um objetivo comum, que era melhorar a forma como buscamos informações na internet. Peter Thiel, Elon Musk e Max Levchin queriam criar uma maneira melhor de receber pagamentos, o que levou à criação do PayPal.

​​

Se você encontrar alguém que atenda a todos esses critérios, terá um forte cofundador.

Aqui estão alguns outros pontos importantes a serem considerados:

:

  • Sempre se comunique: start-ups nunca são fáceis, então tome medidas extras para garantir que você e seu cofundador saibam como resolver conflitos rapidamente.

  • Obtenha acesso a líderes de mercado, influenciadores e recursos. Ter um cofundador com uma extensa rede só será benéfico para o seu empreendimento.

  • Escolha alguém local para se envolver na agitação diária do start-up: cofundar uma empresa com alguém que não esteja próximo nunca é uma opção.

Selecionando os membros da sua equipe

Além de escolher o cofundador adequado, você definitivamente precisará de uma equipe de pessoas dedicadas para gerenciar marketing, operações e desenvolvimento de negócios. Você pode começar a construir uma equipe seguindo estas etapas:

  • Primeiro, identifique as lacunas em sua start-up e os conjuntos de habilidades necessários ou exigidos para preencher essas lacunas.

  • Em segundo lugar, comece a recrutar membros da equipe. Seja o mais específico possível sobre os conjuntos de habilidades para garantir a contratação dos candidatos perfeitos.

  • Em terceiro lugar, durante o processo de entrevista, pergunte aos candidatos sobre seu histórico. Reúna informações sobre as tarefas diárias dos candidatos em seus empregos anteriores, estudos de caso específicos e seu papel no desenvolvimento de um produto ou serviço.

​​

As respostas às perguntas da entrevista ajudarão você a entender duas coisas:

  • Eles possuem as habilidades e qualificações apropriadas para sua start-up?

  • Eles podem se integrar à cultura da start-up?

 

Aqui estão algumas dicas para manter em mente:

  1.  Procure membros de equipe fortes que sejam solucionadores de problemas e saibam como lidar com obstáculos.

  2. Contrate consultores que possam abordar problemas específicos, mantendo-os engajados e motivados desde o início. Ofereça-lhes algum patrimônio, demonstrando seu respeito e confiança, além de ajudar a aumentar o valor de sua empresa.

O que evitar ao construir sua equipe

Às vezes, construir a equipe certa pode ser um desafio. Podemos cometer erros durante o processo de recrutamento, trazendo as pessoas erradas a bordo.

Isso pode ter um impacto negativo na inicialização. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para minimizar os riscos:

  • Não se impressione com um título, presumindo que uma contratação em potencial saiba tudo. Sua inicialização e a experiência deles podem não andar de mãos dadas.

  • Certifique-se de que uma contratação em potencial veja o quadro geral. Eles não apenas entenderão seu papel em sua start-up, mas também ficarão envolvidos e entusiasmados.

  • Crie respeito entre todos os membros da equipe, mas não comprometa.

  • ​Fale quando algo estiver errado e discuta essas questões. Essa prática o ajudará a evitar grandes diferenças ou até divisões no futuro.

  • Os membros da equipe de start-up podem estar espalhados por todo o mundo. Como resultado, a comunicação é extremamente importante para manter a equipe na mesma página.

  • As startups são dinâmicas e exigem formas rápidas de comunicação, portanto, esteja pronto para ser flexível e usar qualquer ferramenta para manter contato com os membros de sua equipe.

  • À medida que sua startup cresce, ela passa por diferentes fases de crescimento. Aprenda a identificar essas fases, para que você encontre a pessoa certa para assumir novas tarefas.

  • Você pode ter a próxima ideia de um milhão de dólares, mas se a dinâmica de sua equipe for fraca, sua start-up será arruinada.

​​

Lembre-se, você está no controle, então assuma o controle e construa uma equipe all-star de startup.

Creative Working Cti Global Consulting
De onde vem o financiamento
para Startups?
Founding

Construir e administrar uma empresa de sucesso requer fundos consideráveis. Cada start-up precisará de computadores, funcionários e espaço de escritório, portanto, todos os fundadores de start-ups precisam descobrir onde obter financiamento. Existem vários tipos de financiamento, cada um com suas vantagens e desvantagens:

Autofinanciamento (Bootstrapping)

A maioria dos empreendedores autofinancia seus empreendimentos, seja por meio de economias pessoais ou de receitas secundárias.

Vantagem:Você tem autonomia e não precisa abrir mão de uma participação na sua empresa.

Desvantagem:Você está limitado aos seus fundos pessoais, o que pode impedi-lo de crescer tão rápido quanto você precisa.

Redes pessoais (Networking)

Recorrer a familiares e amigos para obter fundos é uma maneira comum de levantar o capital inicial para sua start-up.

Vantagem:Pode ser fácil persuadir as pessoas que você conhece a investir dinheiro em seu projeto.

Desvantagem:Suas relações pessoais podem ser sabotadas se sua Startup falhar ou não funcionar conforme o esperado.

Financiamento colaborativo

As plataformas de captação de recursos transformaram o cenário das startups e agora são uma opção de captação de recursos extremamente popular.

Vantagens:Uma boa campanha de crowdfunding também é uma estratégia de relações públicas. Os participantes podem compartilhar sua campanha nas mídias sociais, melhorando a conscientização do público. Outra boa ideia é usar o processo de crowdfunding para obter feedback dos consumidores sobre seu produto ou serviço.

Desvantagens:O crowdfunding tem baixas barreiras de entrada, o que significa que quase todas as startups podem se qualificar para lançar uma campanha de crowdfunding. Consequentemente, é um desafio se destacar de todos os outros negócios e persuadir potenciais investidores do valor do seu projeto. Além disso, sua privacidade corporativa e pessoal será limitada, comprometendo o futuro de seu empreendimento.

.
 

Subsídios

Você pode se inscrever em vários órgãos diferentes, como governamentais, sem fins lucrativos ou outros, desde que seu empreendimento beneficie a comunidade.

Vantagem:Garantir um subsídio pode contribuir para a imagem pública da sua empresa por meio de cobertura da mídia, eventos públicos ou boca a boca.

Desvantagem:É desafiador candidatar-se a uma concessão, quanto mais consegui-lo, pois há muitas armadilhas regulatórias e legais. Portanto, é possível que seu investimento de tempo, esforço e dinheiro nunca seja recompensado.

Empréstimos

Você pode abordar uma instituição financeira ou agência de desenvolvimento local para solicitar um empréstimo. No entanto, você precisará provar a viabilidade de seu projeto apresentando um plano de negócios coerente e realista, demonstrações financeiras e outros documentos.

Vantagem:Você não precisa abrir mão do controle ou de uma participação no negócio.

Desvantagens:Encontrar um credor disposto com termos adequados pode ser demorado. Além disso, você terá que incorrer em pagamentos de juros.

Investidores anjo

São indivíduos que investem ou emprestam parte de sua riqueza pessoal – geralmente entre US$ 25.000 e US$ 1,5 milhão.

Vantagens:Como qualquer pessoa que ganha $ 200.000 por ano ou tem $ 1 milhão em ativos pode se qualificar para se tornar um anjo, pode ser mais fácil encontrar um do que marcar uma consulta com uma empresa de capital de risco. E seu anjo pode encorajar seus amigos a se juntarem a eles; sites, como o AngelList de Ravikant, formalizam esse efeito.

Desvantagem:A rede de investidores anjos é muito ampla e pode ser difícil para os fundadores de startups encontrar a pessoa certa para ajudá-los a lançar o empreendimento.

Aceleradores

Os aceleradores fornecem suporte não monetário para empresas em estágio inicial por meio de diferentes recursos, como escritórios, aulas e uma rede de contatos.

Vantagem:Semelhante aos amigos em seu dormitório de calouro, seus colegas de turma do acelerador serão seus colegas enquanto sua empresa estiver operando.

Desvantagem:É crucial selecionar cuidadosamente o acelerador com o qual você deseja trabalhar. Como existem muitos deles, você deve fazer uma pesquisa minuciosa para entender qual deles acelerará melhor o crescimento de sua startup.

Capital de risco (Venture Capital)

Apesar da percepção generalizada de que um conceito de start-up rapidamente se torna uma empresa de capital de risco, isso está longe de ser verdade. Os capitalistas de risco tendem a investir em negócios mais maduros, em vez de empresas em estágio inicial.

Vantagem:Além de dinheiro, uma boa empresa de capital de risco fornecerá conselhos, orientações e apresentações para outras pessoas poderosas em seu setor.

Desvantagens:É extremamente difícil garantir o investimento de um fundo de capital de risco. Além disso, o VC de sua escolha pode simplesmente não ser o certo. Você precisa saber se os investidores têm forte experiência operacional ou se podem conectá-lo com aqueles que têm. O feedback de outros fundadores financiados pela empresa também seria valioso.

A BVC ajudou centenas de aspirantes a empreendedores a preparar suas empresas para financiamento.
Clique aqui para encontrar um programa perto de você!

bottom of page