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Iniciando
Projetos

Etapas do desenvolvimento de uma startup: guia passo a passo

PROTOTIPAGEM

O produto final deve cumprir todas as suas funções e resolver todos os problemas que sua start-up afirma ser capaz de resolver. A BVC ajudará você a desenvolver os modelos de trabalho a serem desenvolvidos em produtos entregáveis

POSICIONAMENTO

Garantimos que seu produto esteja bem posicionado no mercado, realizando pesquisas de mercado, análise de concorrentes e criando uma narrativa para sua marca. Damos muita ênfase à narrativa e garantimos que a visão do fundador da start-up e os problemas/soluções do cliente sejam narrados de forma persuasiva.

PRODUTO VIÁVEL MÍNIMO

Seguimos um processo eficiente, incluindo pesquisa, design, prototipagem, teste e estimativas de processo. Essa estrutura nos ajuda a desenvolver o PVM que atenda às necessidades do cliente.

MARKETING

Nossa equipe cria um forte plano de marketing para sua start-up que impulsionará as vendas no primeiro ano. Garantimos que adquirimos uma compreensão profunda de seu negócio e visão antes de prosseguir com a análise de fatores externos.

TRAÇÃO DE MERCADO

A tração é provavelmente a parte mais importante de sua jornada inicial. Ajudamos você a desenvolver e executar sua estratégia de entrada no mercado, identificar seus clientes em potencial, criar as parcerias certas e aumentar seus esforços de vendas.

VENDAS

Vendas é onde todo o trabalho duro se reúne - o modelo de negócios e a tela do modelo de negócios, plano de negócios, pitch deck, seu discurso, site, finanças, plano de marketing, equipe, cultura corporativa e muito mais. Somos a única parada que você precisa fazer para aumentar suas chances de lançar sua startup com sucesso.

Histórias de sucesso não acontecem da noite para o dia. Você pode ter ouvido muitas histórias sobre jovens bem-sucedidos que construíram seus impérios de negócios de um milhão de dólares aos 18 anos. No entanto, isso raramente acontece. Uma ideia única é inútil se você não souber como moldá-la adequadamente.

Se você tem uma ideia de negócio original ou uma alternativa inteligente para uma tecnologia ou processo existente, você deve cultivá-los. Uma abordagem formal define o desenvolvimento de uma startup por seus estágios de ciclo de vida: empreendimento inicial, série A e crescimento. Cada um deles abrange uma gama de atividades.

Os objetivos destes são:

  • Empreendimento inicial: para provar que uma start-up pode escalar.

  • Série A: para iniciar processos de escalonamento.

  • Crescimento: para construir uma base para uma maior expansão e rentabilidade.

 

Você pode contar com esses três estágios ou criar seus próprios estágios estratégicos para sua startup.

Criamos uma estrutura de start-up composta por cinco fases. Esta é uma maneira direta de passar de uma ideia promissora para uma empresa bem estabelecida.

Etapas iniciais bem-sucedidas

Para ter sucesso, você deve conhecer o caminho que está trilhando. Há algumas coisas a considerar durante cada um desses estágios:

  1. Pesquise ativamente os recursos de dimensionamento. Você deve começar a planejar o dimensionamento futuro antes mesmo de ter um PVM funcionando. Isso o ajudará a contabilizar muitos recursos adicionais nos quais você pode precisar trabalhar e planejar os investimentos de acordo.

  2. Tenha um plano de negócios. Você deve trabalhar em seu plano de negócios desde os estágios iniciais para poder apresentar sua ideia a investidores e parceiros em potencial.

Documente tudo o que pode ser documentado. Isso economizará tempo, melhorando e expandindo seus negócios no futuro.

 

1. Pesquisa

Recomendamos que sua equipe esteja focada na estratégia e gestão de riscos, bem como tenha uma visão clara compartilhada por cada membro da equipe. Aqui estão dois pontos-chave a serem considerados durante a fase de pesquisa:

  • Tenha um plano de pesquisa

Um plano deve indicar claramente o que deve ser concluído antes de começar a construir um PVM. Isso pode ser uma pesquisa de mercado e concorrência ou uma pesquisa de clientes em potencial.

  • Entenda sua vantagem competitiva

Estude o que seus concorrentes estão oferecendo e concentre-se no que eles não oferecem. Não importa o quão bem-sucedida seja a empresa, você sempre encontrará lacunas a serem preenchidas.

 

2. Da ideia ao PVM

Assim que você tiver um conceito do seu futuro produto, concentre-se em validá-lo. Um PVM é um conjunto obrigatório de recursos que permite testar o produto com seu público-alvo. O objetivo do PVM é estimar o impacto prático do seu produto no mundo real para que você possa aperfeiçoá-lo.

Aqui estão as etapas básicas para criar seu PVM:

Defina sua linha do tempo:

Planeje com base em seus recursos específicos e no tamanho de sua equipe. Também é importante coletar feedback dos clientes e medir os resultados, pois eles são tão importantes quanto detectar e corrigir quaisquer problemas técnicos.

Certifique-se de ter o conhecimento certo

Independentemente das restrições financeiras iniciais, um PVM é fundamental. Como alternativa à construção do produto internamente, considere a terceirização para criar o primeiro protótipo do seu produto. Você também pode contratar um diretor de tecnologia (Chief Technical Officer, CTO) responsável pela criação do PVM. Isso geralmente funciona para empresas e produtos bem financiados que exigem experiência em tecnologia dedicada.

Pergunte

Não espere apenas que as pessoas lhe dêem as ideias certas. Em vez disso, faça perguntas para as quais você precisa de respostas. Você pode usar uma pesquisa curta ou executar uma série de entrevistas com usuários para obter um feedback refinado. As ideias que você reunir serão muito úteis para desenvolver ainda mais o seu produto.

 

3. Obtendo tração

Durante esta fase, você começará a adquirir seus primeiros clientes. Concentre-se em enriquecer sua base de clientes enquanto continua coletando feedback.

Aqui estão outras dicas a serem consideradas:

 

  1. Marca:Dê ao seu produto uma identidade para que seja reconhecível pelo público-alvo.

  2. Promoções:Para conquistar clientes, você deve abordar o público certo. Selecione alguns canais diferentes para promoção.

​​

Parcerias e indicações:As pessoas tendem a confiar mais em recomendações do que em anúncios. Você pode tentar procurar por aqueles que contariam ao mundo sobre o produto ou serviço que você criou.

 

4. Melhorias

Se tudo correr bem, o número de clientes deve aumentar. Os clientes podem dizer o que mais gostam no seu produto. Aproveite o feedback deles e aumente o valor do seu produto o máximo possível.

Especificamente:

  • Livre-se dos recursos que não convertem.

  • Refine a imagem da sua marca.

  • Invista mais na promoção direcionada.

 

5. Visando a maturidade

Você deve estar pronto para tomar medidas ousadas e ser paciente para transformar sua start-up em um negócio maduro e lucrativo. É impossível alcançar o sucesso da noite para o dia, mas algumas dicas podem ser úteis:

 

  1. Pesquise parcerias que possam gerar crescimento de receita.

  2. Tenha um sistema de medição de ROI (retorno sobre o investimento).

 

Certifique-se de ter ferramentas para medir seu sucesso – isso ajudará você a manter tendências positivas no futuro.

 

Atrair financiamento.Dependendo do histórico do seu negócio e avaliação atual como um negócio maduro, você pode considerar empréstimos a prazo tradicionais ou linhas de crédito comerciais. Outra opção é focar na atração de investidores. Eles também podem trazer seus conhecimentos, que você deve aproveitar.

Resumo

Para resumir, as coisas-chave no centro do crescimento de uma startup são planejamento e persistência. Da ideia aos estágios de crescimento, conduza seu produto por uma série de atividades que o ajudarão a evoluir. Atenda às expectativas de seus clientes em vez de tentar eliminar seus pontos fracos. Entenda os fundamentos de uma startup, mas esteja pronto para ajustá-los para superar a concorrência. Finalmente, meça tudo o que você faz.
 

Lembre-se de que você tem tudo o que é necessário para uma jornada de sucesso. Apenas certifique-se de não se envolver em coisas que estão além de sua experiência. Aproveite os serviços de desenvolvimento de startups, contrate um CTO ou consulte pessoas que já seguiram esse caminho antes. Nos últimos cinco anos, a equipe BVC trabalhou com muitas start-ups que representam vários setores. Vimos start-ups serem bem-sucedidas e também falhamos, e estamos prontos para compartilhar nossa experiência acumulada. Verifique nossas análises para saber mais sobre como trabalhamos.

Também transformamos nossa experiência em artigos úteis. Não perca nosso conteúdo, que pode ajudar seu produto a conquistar o mundo!

 

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